O caso “O Mambembe”

  • Gustavo Guenzburger
  • Victor Hugo Adler Pereira

Resumo

Recentes pesquisas e publicações revelam o fracasso de público da estreia,
em 1904, de O Mambembe, de Artur Azevedo, tornando necessária a
reconsideração de sua trajetória em seus vários contextos, desde a geração
até sua reabilitação, para o público e para a crítica, 55 anos depois, na grande
montagem do Teatro dos Sete, no cinquentenário do Teatro Municipal do Rio
de Janeiro. O foco na recepção deixa entrever, em O Mambembe, um teatro
que se tenta educador dos sentidos, que busca escapar à massificação da arte,
apelando ao passado e à promessa de um futuro mais “artístico” para o teatro.
Elitismo, modernidade e nacionalismo também estão implicados nesta mirada.

Referências

AZEVEDO, Artur; PIZA, José. O Mambembe. São Paulo: Martins Fontes,

GUENZBURGER, Gustavo. Acendam as luzes, o mambembe voltou! De

Artur Azevedo ao Teatro dos Sete, redenção e idealismo na invenção

póstuma da belle époque teatral. Brasil, 2011. 105f. Dissertação (Mestrado

em Teoria e Literatura Comparada). Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011

SZONDI, Peter. Teoria do drama burguês. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.