A música das peças de aprendizagem (Lehrstücke)

  • Geraldo Martins
  • Marcus Mota

Resumo

Este trabalho discute a dramaturgia musical dentro do processo criativo e
interdisciplinar da peça de aprendizagem de Brecht (Lehrstück), no campo de
experimentações que a caracterizava. Seguindo a proposta de uma
dramaturgia da separação e do estranhamento, analisam-se os elementos
rítmicos e musicais, a relação entre a fala e o canto, a alternância e equilíbrio
entre valores textuais e musicais, e as controvertidas relações com o estatuto
da ópera.

Referências

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Translated by Luiz Carlos Maciel. Rio de

Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.

CALICO, Joy. Brecht at the Opera. Londres: University of California Press,

KOWALKE, Kim H. “Brecht and Music: Theory and Practice.” In: The

Cambridge Companion to Brecht, edited by Peter Thomson and Glendyr Sacks, 242-58. New York: Cambridge University Press, 2006.

KOWALKE, Kim H. “Accounting for Success – Misunderstanding Die

Dreigroschenoper.” Opera Quarterly 6 (1989): pp. 18-38.

WILLETT, John. O Teatro de Brecht – Visto de Oito Aspectos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.