Terça insana: quando os marginalizados ganham voz
Resumo
O artigo analisa de que maneira a proposta do espetáculo teatral Terça insana,sob a direção de Grace Gianoukas, encontra ressonância nas teorias trazidas
pelos Estudos Culturais. A investigação propõe um diálogo entre os
apontamentos de Stuart Hall sobre cultura versus ideologia e a experiência
cênica contemporânea, em que os atores constroem os seus textos a partir da
criação de personagens muitas vezes marginalizadas pela sociedade. O
objetivo da reflexão é apontar de que maneira o show de humor apresentado
pelos atores do referido projeto colabora na valorização e, portanto, no
reconhecimento de novas identidades brasileiras.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os
aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. TERÇA insana. São Paulo: Trama, 2004. 2 DVDs.
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção