O professor em jogo: reflexões sobre um processo de “mediação teatral”

  • Olívia Camboim Romano

Resumo

Esta comunicação é fruto da primeira etapa do trabalho de “mediação teatral”
efetivado com professores dos municípios catarinenses de Blumenau, Gaspar
e Indaial no âmbito do projeto de extensão “O jogo teatral na escola”. O projeto
visa oferecer oficinas de jogos improvisacionais aos professores e estudantes
adolescentes da Educação Básica de Blumenau e região, vinculados ao PIAE –
Programa Institucional Arte na Escola, ao longo do biênio 2011-2012. Os jogos
improvisacionais aplicados amparam-se em duas das principais vertentes
metodológicas do ensino do teatro trabalhadas atualmente no Brasil: “jogos
teatrais” — pautados no trabalho da diretora norte-americana Viola Spolin
(1906-1994), e “jogos dramáticos” — pautados nas proposições do professor e
diretor teatral francês Jean-Pierre Ryngaert (1945-). O projeto abarca, dentre
outras questões, a educação estética e promove a democratização da cultura,
viabilizando o acesso a bens simbólicos tradicionalmente restritos a uma
pequena parcela da população de maior poder aquisitivo. O projeto também
propicia a formação continuada de professores, proporcionando a ampliação do
conhecimento da linguagem teatral pelos participantes. A iniciativa deste
projeto de mediação teatral resulta da identificação de que em Blumenau e
região há uma enorme carência de professores habilitados para atuarem na
disciplina de Artes e, especialmente, com graduação em Teatro. Além disso, a
maior parte dos professores participantes da primeira etapa desse projeto (91%
de 60 professores vinculados às Secretarias Municipais de Educação de
Blumenau e região) demonstrou pouca ou nenhuma frequência em eventos
teatrais e desconhecimento dos principais elementos da linguagem teatral,
embora eles sintam a necessidade de trabalhar com teatro no âmbito escolar.
Desse modo, esse projeto de formação visa estimular a frequência em eventos
teatrais de Blumenau e região, como Festival Internacional de Teatro
Universitário de Blumenau — promovido pela Universidade Regional de
Blumenau, Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau — realizado pela
Prefeitura de Blumenau, e Temporada Blumenauense de Teatro — promovida
pela Associação Blumenauense de Teatro, e busca melhorar a qualidade dos
encontros dos professores e alunos com o teatro. Além disso, considerando
que muitas crianças tomam o primeiro contato com o teatro por meio da escola,
esse projeto pretende despertar o interesse dos professores pelo teatro e
proporcionar uma experiência de formação prazerosa, e o resultado esperado é
a instrumentalização e capacitação desses professores para mediarem o
contato dos estudantes com a arte teatral.

Referências

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador. – 2 ed. – São Paulo:

Hucitec, 2010.

LEITE, Vilma Campos dos Santos. Jogo teatral e a criação literária. In:

FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (orgs.). Cartografias do ensino do

teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e

formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SANTA Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta

Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e

Médio: Formação docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: COGEN, 1998.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor.

São Paulo: Perspectiva, 2008.