Cena e contágio: o teatro das disfunções
Resumo
A presente reflexão decorre da pesquisa O teatro das disfunções, desenvolvidano Grupo Teatro: tradição e contemporaneidade, do CNPq/UFPB. Trata das
anomalias em cena, entendendo por contaminação o uso de temas e
elementos ligados ao corpo e ao comportamento ditos anômalos ou, ainda, o
envolvimento de atores com algum tipo de disfunção. Seu conceito norteador,
portanto, refere-se às anomalias que, de alguma maneira, compõem ou
determinam os instrumentos cênicos, como a dramaturgia, a encenação e a
atuação. Neste sentido, o texto relaciona e aborda trabalhos de três
encenadores: Robert Wilson, Pippo Delbono e Peter Brook.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, 1998.
BANU, Georges. Le cyrcle du cerveau. In: Peter Brook – Vers um théâtre
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SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo. Rio de Janeiro,
UNIRIO, Ano 11, No. 12, 2003, p. 2.550.
TONEZZI, José. A cena contaminada (no prelo). São Paulo: Perspectiva,
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção