Cena e contágio: o teatro das disfunções

  • José Tonezzi

Resumo

A presente reflexão decorre da pesquisa O teatro das disfunções, desenvolvida
no Grupo Teatro: tradição e contemporaneidade, do CNPq/UFPB. Trata das
anomalias em cena, entendendo por contaminação o uso de temas e
elementos ligados ao corpo e ao comportamento ditos anômalos ou, ainda, o
envolvimento de atores com algum tipo de disfunção. Seu conceito norteador,
portanto, refere-se às anomalias que, de alguma maneira, compõem ou
determinam os instrumentos cênicos, como a dramaturgia, a encenação e a
atuação. Neste sentido, o texto relaciona e aborda trabalhos de três
encenadores: Robert Wilson, Pippo Delbono e Peter Brook.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar Editor, 1998.

BANU, Georges. Le cyrcle du cerveau. In: Peter Brook – Vers um théâtre

premier. Édition augmentée. Paris: Flammarion, 2005, pp. 239-290.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo. Rio de Janeiro,

UNIRIO, Ano 11, No. 12, 2003, p. 2.550.

TONEZZI, José. A cena contaminada (no prelo). São Paulo: Perspectiva,