Pitágoras e Performance: Diálogos entre estudos clássicos e estudos teatrais
Resumo
Há, hoje, um grande desconhecimento sobre pesquisas feitas entre os estudosda Antiguidade Clássica e o teatro, dois campos que vêm mutuamente se
nutrindo e possibilitando novos diálogos e descobertas. Apresento nesta
comunicação algumas reflexões e propostas de análises que buscam identificar
e discutir as interseções entre o discurso filosófico pitagórico e a performance,
a fim de articular reflexões sobre novos conceitos de recepção da filosofia
contextualizada em ações performativas e processos de criação.
Referências
BLACKING, John. Towards an Anthropology of the Body. In: The
Anthropology of the Body. London, Academic Press, 1977.
CORNELLI, G. Em busca do pitagorismo: o pitagorismo como categoria
historiográfica. Tese de Doutorado pela USP. São Paulo, 2010.
HALL, Edith and HARROP, Stephe (ed.), Theorizing Performance: Greek
Drama, Cultural History, and Critical Practice. London: Duckworth, 2010.
JÂMBLICO. Vida Pitagórica. Editorial Gredos. Madrid, Espanha, 2008.
KOPELMAN, Isa Etel. Dissertação de Mestrado: As Suplicantes, de Ésquilo,
ecos da tragédia grega na cena contemporânea. Campinas, São Paulo,
MOTA, M. Nos passos de Homero: Performance como argumento na
Antiguidade. Artigo publicado na Revista Vis. Programa de Pós-Graduação em Arte. UnB, v. 9, n. 2, 2010, pp. 21‐58.
PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo:
Perspectiva, 2008.