Pitágoras e Performance: Diálogos entre estudos clássicos e estudos teatrais

  • Samuel Araújo
  • Marcos Mota

Resumo

Há, hoje, um grande desconhecimento sobre pesquisas feitas entre os estudos
da Antiguidade Clássica e o teatro, dois campos que vêm mutuamente se
nutrindo e possibilitando novos diálogos e descobertas. Apresento nesta
comunicação algumas reflexões e propostas de análises que buscam identificar
e discutir as interseções entre o discurso filosófico pitagórico e a performance,
a fim de articular reflexões sobre novos conceitos de recepção da filosofia
contextualizada em ações performativas e processos de criação.

Referências

BLACKING, John. Towards an Anthropology of the Body. In: The

Anthropology of the Body. London, Academic Press, 1977.

CORNELLI, G. Em busca do pitagorismo: o pitagorismo como categoria

historiográfica. Tese de Doutorado pela USP. São Paulo, 2010.

HALL, Edith and HARROP, Stephe (ed.), Theorizing Performance: Greek

Drama, Cultural History, and Critical Practice. London: Duckworth, 2010.

JÂMBLICO. Vida Pitagórica. Editorial Gredos. Madrid, Espanha, 2008.

KOPELMAN, Isa Etel. Dissertação de Mestrado: As Suplicantes, de Ésquilo,

ecos da tragédia grega na cena contemporânea. Campinas, São Paulo,

MOTA, M. Nos passos de Homero: Performance como argumento na

Antiguidade. Artigo publicado na Revista Vis. Programa de Pós-Graduação em Arte. UnB, v. 9, n. 2, 2010, pp. 21‐58.

PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo:

Perspectiva, 2008.