A voz e sua constituição corpórea
Resumo
Este artigo busca levantar algumas considerações acerca da corporeidade davoz no trabalho vocal do ator Carlos Simioni, em Kelbilim — o Cão da
Divindade, primeiro espetáculo do Lume — Núcleo Interdisciplinar de
Pesquisas Teatrais da UNICAMP. Ao discorrer sobre o processo, lança um
olhar sobre o caminho percorrido por este ator para sistematizar uma técnica
vocal edificada em seu corpo e compartilhá-la com outros atores e
pesquisadores nas oficinas e demonstrações de trabalho técnico realizadas.
Referências
BURNIER, LUÍS OTÁVIO. A arte de ator: da técnica à representação.
Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
CHAUÍ, Marilena S. Merleau-Ponty; O que as artes ensinam à filosofia. In:
Rafael Haddock Lobo. (Org.). Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco,
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do
ator. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.
LABAN, Rudolph. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
< http://www.lumeteatro.com.br>. Acesso em 15/08/2011.
Seção
História das Artes e do Espetáculo