Estudos da expressão “corpo efervescente”: uma proposta de Sally Banes

  • Isa Sara Rego
  • Ludmila Pimentel

Resumo

Estudos da expressão “corpo efervescente”: uma proposta de Sally Banes. A
expressão “corpo efervescente” aparece na obra Greenwich Village l963:
avant-garde, performance e o corpo efervescente, de Sally Banes, para
designar estudos históricos sobre as artes do espetáculo da década de 60,
onde o corpo é o centro de todas as artes interligadas desse período. A
proposta deste texto é conceituar essa expressão, dialogando com o conceito
de “corpo múltiplo” elaborado por Edgar Morin (1921). Parte-se da seguinte
questão: Como considerar a expressão “corpo efervescente”, objeto de
investigação em artes, para problematizar conceitos sobre corpo? A partir do
estudo introdutório da obra mencionada, pretendo discutir o conceito de “corpo
efervescente”, elaborado por Banes, e, ao mesmo tempo, investigar o caminho
que a levou a propor tal expressão.

Referências

BANES, Sally. Greenwich Village 1963: avant-garde, performance e o corpo efervescente. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva,

__________. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo:

Perspectiva, l998.

MORIN, Edgar. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre:

Sulina, 1999. Trad. Juremir Machado da Silva.

__________. O Método 6: ética. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007. Trad.

Juremir Machado da Silva.

RUIZ, Giselle. A presença do corpo nas artes como um valor em si. Disponível em: < http:// www.portalabrace.org/vicongresso/pesquisadanca/Giselle% 20Ruiz%20-%20A%20presen%E7 a%20do%20corpo%20nas%20artes %20como%

um% 20valor%20em%20si.pdf > Acesso em 1 de agosto 2011.