O Estúdio de Ópera do Teatro Bolshoi: reflexões acerca da prática de Stanislavski no trabalho do cantor-ator

  • Rosane Faraco Santolin
  • Vera Regina Martins Collaço

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas realizadas por
Constantin Stanislavski no Estúdio de Ópera do Teatro Bolshoi no treinamento
dos cantores-atores. Dessa forma, serão analisados exercícios propostos pelo
diretor a estes artistas, assim como seu discurso sobre o trabalho operístico.
Stanislavski defendia uma relação de unidade entre o canto, a música e a
encenação e propôs um desenvolvimento cênico ao cantor de ópera que parte
da música e de seus estímulos para então chegar-se ao papel.

Referências

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. Trad. Jefferson Luiz Camargo.

São Paulo: Martins Fontes, 1989.

_____________. Minha vida na arte. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1989.

_____________. RUMYANTSEV, Pavel. Stanislavski on Opera. New York:

Routledge, 1998.

_____________. Trabajos teatrales: correspondencia. Buenos Aires: Editorial Quetzal,