Aprender e ensinar: verso e reverso de uma mesma ação

  • Ana Maria Pacheco Carneiro

Resumo

Esta comunicação se debruça sobre questões relacionadas ao ensino do
teatro. Tendo como base uma reflexão sobre o aprender e o ensinar — dois
movimentos, verso e reverso de uma mesma ação e que tantas vezes são tão
díspares —, ela procura estabelecer uma relação próxima com alguns
questionamentos que foram de vital importância na compreensão de meu
próprio processo de formação como professora de teatro. Quais escolhas,
quais metodologias do ensinar e do aprender constituem as bases de meu
acervo e coloco em ação no processo de saber ser professor de arte? Quais as
bases de meu conhecimento, da minha maneira de apreender e transmitir?
Qual sua essência? O que lhe dá unidade? De que forma isso transparece na
minha prática, nos processos e produtos que desenvolvo em meu trabalho?
Questões que resultam de leituras e discussões realizadas, e que exigem,
talvez, um debruçar mais largo sobre elas. Porque responder a essas questões
implicou responder, ao mesmo tempo, a uma questão mais ampla: por que
ensino?

Referências

ALBANO, Ana Angélica. Tuneu, Tarsila e outros mestres: o aprendizado da arte como rito de iniciação. São Paulo: Plexus Editora, 1998.

CRUCIANI, Fabrizio. Exemplos ocidentais. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Dicionário de Antropologia teatral. Campinas, SP: Hucitec; UNICAMP, 1995. pp. 26-29.

ICLE, Gilberto. Apontamentos para pensar as condições de emergência da pedagogia teatral. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, abril 2006, Rio de Janeiro. IV REUNIÃO CIENTÍFICA DA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, Anais... Organização Fernando Mencarelli. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2006. pp. 231-234.

MEYER, Sandra. O corpo que pensa: o treinamento corporal na formação do ator. (Stanislavski. Artaud. Grotowski. Barba. Antunes Filho). Dissertação. PUC/São Paulo. Mestrado em Comunicação e Semiótica. São Paulo, 1998a. Cópia digital cedida pela autora.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Sinais de teatro-escola. In:

Humanidades, Brasília, v. 52, nov. 2006. pp. 109-115.

ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.

STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Coleção Ágere).

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Ensino do teatro:

espaços e práticas. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.