Por uma estética que respeite as diferenças

  • Arheta Ferreira de Andrade
  • Leandro Konder

Resumo

A carência de pesquisas sobre o ensino do teatro para crianças com deficiência,
bem como a ausência de pesquisas e práticas que considerem essas mesmas
crianças no campo da produção teatral para infância foram as motivações que
ampararam a realização deste trabalho. Trazer à tona a invisibilidade da criança
com deficiência, ressaltando e discutindo a indiferença às suas diferenças sociais
e culturais, nos campos do ensino do teatro e da produção teatral para a infância
constituiu o objetivo principal desta investigação. Outro objetivo foi analisar as
experiências realizadas nos anos entre 1998 e 2002 numa pesquisa de extensão
da Universidade Federal de Pernambuco intitulada “Projeto Pátio da Fantasia”. Tal
projeto desenvolveu atividades teatrais para e com crianças, priorizando aquelas
que têm alguma deficiência. Para tanto, este estudo amparou-se nos pressupostos
da pesquisa qualitativa e se baseou em referenciais teóricos dos campos do teatro,
do teatro educação e da educação especial. Foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com ex-participantes do projeto estudado, bem como a análise
de seu material documental. Os resultados apontaram para a necessidade de
práticas teatrais que incluam crianças com deficiências, entendendo-as como
sujeitos criadores, cujas diferenças estão inseridas em aspectos sociais e culturais.

Referências

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