Qual o lugar para a história do teatro brasileiro na sala de aula?
Resumo
O presente artigo tem por objetivo levantar questionamentos sobre aimportância do ensino de teatro contextualizado, que contemple o ensino da
História do Teatro Brasileiro. Levantamos um percurso histórico sobre a
Educação Brasileira e o Ensino de Arte com o objetivo de formação do
educando-espectador crítico e reflexivo.
Referências
ARAÚJO, Paulo. Aula de Arte com cara nova. São Paulo: revista Nova
Escola, Dez. de 2006, n. 198, Ano XXI.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: Realidade hoje e expectativas futuras. São Paulo: Perspectiva, 1983.
_________________. Arte-educação no Brasil: Das origens ao Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.
_________________. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva,
_________________. Arte-educação no Brasil: do Modernismo ao pósmodernismo.
Revista Digital Art& – Número 0 – Out/2003. Disponível em:
Acesso: 19/11/2007.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Resolução CNE/CEB No 22/2005, de 04 de outubro de 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Resolução CEB no 1, de 7 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 de abril de 1999.
CAFEZEIRO, Edwaldo; GADELHA, Carmem. História do teatro brasileiro:
um percurso de Anchieta a Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: EDUERJ: FUNARTE, 1996.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec,
FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. Texto e imagem:
estudos de teatro/ORG. Maria Helena Werneck, Maria João Brilhante. Rio de janeiro: 7 Letras, 2009.
GHIRALDELLI, Paulo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2005.
LEHMANN, Hans-Thyles. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. São Paulo; Departamento de Artes Cênicas da ECA/ USP, n. 3, 2003.
PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São
Paulo: Edusp/ Editora da Universidade de SP, 1999.
_______________________. João Caetano. São Paulo: Perspectiva, 1972.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista. In: O teatro através da história. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. v. 2.
SILVA, Tácia G. A. O ensino da Arte e seu panorama nas escolas
municipais de Maceió. 2008. 89f. Monografia – UFAL, Centro de Educação – Pedagogia, Alagoas.