A escolha do que montar a partir de textos nãodramáticos no contexto escolar

  • Cristiane Barreto
  • Daniel Marques

Resumo

A presente comunicação pretende analisar e refletir acerca da escolha do texto
a ser trabalhado no ambiente educacional, com alunos do Ensino Fundamental.
Desta forma, a abordagem da provocação dialógica proposta por meio da ação
educativa e artística, se configura como procedimento para a escolha do que
montar a partir de textos não-dramáticos. Os aportes teóricos utilizados para
elaboração deste artigo baseiam-se nos estudos de Flávio Desgranges, Jean-
Pierre Ryngaert, Maria Lúcia Pupo, Tereza Colomer e Peter Brook.

Referências

AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

COLOMER, Tereza. A formação do leitor literário: a Narrativa Infantil e

Juvenil Atual. Global: São Paulo, 2003.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialoguismo. São

Paulo: Hucitec, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o mediterrâneo e o atlântico:

uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac e Naif, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo. Perspectiva, 1997.