Ressonâncias: Corpo-Voz na formação do ator
Resumo
As expansões das práticas cênicas na contemporaneidade fazem umareviravolta nos três elementos da comunicação artística, quais sejam, o artista,
a obra e o espectador. Nesse sentido, o trabalho do ator passa por
transformações, por redefinições, deslocando-se para a função de atorcompositor
ou coautor das práticas cênicas. A presente comunicação busca
refletir sobre pedagogias na formação do ator com ênfase no Corpo-Voz.
Referências
ALDABURU, Maira Inés; PELICORI, Ingrid; HERRERO, Lilian. Caligrafia da voz. Beunos Aires: Leviatán, 2007.
ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas:
Editora Komedi, 2007.
BONFITO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo: de
Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CINTRA, Fabio C. de Mello. A musicalidade como arcabouço da cena:
caminhos para uma educação musical no teatro. Tese apresentada à area de concentração de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título Doutor em Artes. São Paulo, 2006.
________________________. Voz e musicalidade na formação do ator. In:
Sala Preta. Revista do Programa de Pós-Graduação em nArtes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo: ECA/USP, n. 7, 2007.
DE MARINIS, Marco. Jeroglíficos del sopro: Poesía-Ator-Voz. Entre Artaud y Decroux. En el siglo XX Teatral. In: Teatro XXI. Revista GETEA.Facultad de Filosofia y Letras – Universidad de Buenso Aires. Año XVI – n. 29. Otoño 2010.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac e Naif, 2007.
MARTINS, José Dal Farra. Percursos poéticos da voz. In: Sala Preta. Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Escola de
Comunicações e Artes da USP.São Paulo: ECA/USP, n. 7, 2007.
SHAFFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
_______________. O ouvido pensante. S. Paulo. UNESP, 1991.