Handlungsmuster: peça didática como texto-modelo

  • Francimara Nogueira Teixeira

Resumo

Neste trabalho a noção de modelo é tratada como pressuposto ao trabalho
com as peças didáticas (Lehrstück). Aqui, aborda-se o termo alemão
Handlungsmuster como prerrogativa para o entendimento do projeto teórico
das peças didáticas. Os modelos de ação são instrumentos didáticos propostos
por Bertolt Brecht (1889-1956), os quais supõem a abertura do texto para
novos contextos, a partir da prática de jogos teatrais entre os participantes do
experimento, ou seja, os textos funcionam como modelos para experimentos
que investigam, por meio da imitação e da improvisação, as relações entre os
homens, constituindo-se, portanto, em sugestões para exercícios artísticos
coletivos. Estes exercícios reunidos formatariam um ato artístico coletivo.
Koudela (1991) aprofunda as noções de modelo de ação e ato artístico coletivo
em sua pesquisa com o jogo teatral e as peças didáticas, a partir das
contribuições de Steinweg. Contribui para essa discussão também a pesquisa
de Andrejz Wirth (2009), que vem refletindo sobre sua prática com o Lehrstück,
relacionando-a à noção de Ehrfarungstheater (teatro de experiência). Como
aspectos conclusivos, aponta-se para a prática do Lehrstück a partir da
discussão produtiva em torno do conceito de experiência (Erfahrung) trazida
por Walter Benjamin (1994), como um caminho de reflexão para a discussão
sobre teatro e política.

Referências

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 6ª ed. São Paulo: Editora

Brasiliense, 1994.

BORNHEIM, G. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal Editora,

KOUDELA, I. D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva,

LEHMANN, H-T. A escritura política do texto teatral. São Paulo: Perspectiva, 2009.

STEINWEG, R. Indicadores de um caminho pela Baalinésia. In: KOUDELA,

I. D. Um voo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo:

Perspectiva, 1992.

TEIXEIRA, F. N. Prazer e crítica: o conceito de diversão no teatro de Bertolt

Brecht. São Paulo: Annablume, 2003.

WIRTH, A. The Lehrstück as performance. TDR: The Drama Review 43.4,

Winter 1999.