Para não virar coisa: primeiras aproximações da pedagogia do teatro com a teoria do reconhecimento

  • João Pedro Alcantara Gil

Resumo

A partir da reformulação do conceito de reificação, proposto por Axel Honneth,
em termos de relações intersubjetivas de reconhecimento e poder, o presente
estudo debate a eticidade no trabalho pedagógico com teatro. Que condições
podem ser criadas na socialização das artes cênicas para desenvolver a
autoconfiança, o autorrespeito e a autoestima, bases de uma teoria crítica
alternativa? Como a pesquisa pode contribuir na luta por reconhecimento de
uma comunidade artística? A problematização do desrespeito social no
contexto das artes cênicas permite avançar nos processos de aprendizagem
moral e político, fazendo com que espaços públicos sejam percebidos como
possibilidades para o desenvolvimento individual e coletivo contemporâneos. A
Casa de Teatro, local multidisciplinar criado na cidade de Porto Alegre em 1997
e extinto em 2002, foi o campo escolhido para a experiência de formas
amorosas, jurídicas e solidárias que, conforme Honneth, atuam como
dispositivos de proteção de intersubjetividades que assegurem condições de
liberdade externa e interna dos sujeitos envolvidos em processos sociais
dialógicos.