Desafios na formação do artistadocente contemporâneo
Resumo
O presente trabalho aborda os desafios da formação do artista-docentecontemporâneo. Experiências de uma artista-docente do curso de Licenciatura
em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia diante dos desafios
encontrados pelos estudantes de Teatro nas práticas artístico-pedagógicas em
espaços escolares. Relatos da realidade encontrada, dificuldades e conquistas
dos processos vividos. Como estabelecer parcerias entre a Universidade e as
escolas na formação de artistas-docentes? Neste momento surge a
implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –
PIBID – no curso de Teatro. Serão abordadas aqui as possibilidades que o
programa traz de fortalecimento e aproximação dos estudantes de Teatro com
relação à escola de forma propositiva, criativa, reflexiva e artística.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. Tradução: Luis Otávio Burnier. Campinas: Hucitec, 1991.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés – São Paulo: Cultrix, 2007.
_______________. O rumor da língua. Brasília: Editora Brasiliense, 1988.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2006.
DERRIDA, Jacques. O olho da universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Perspectiva, 2004.
______________. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São
Paulo: Hucitec, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Novo Aurélio Século XXI: o
dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Os
projetos de trabalho. Porto Alegre, Artmed, 1998.
HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Trad.
Urbano Zilles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução:
Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
_______________. O olho e o espírito. Tradução: Paulo Neves e Maria E.
Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac e Naify, 2004.
_______________. O visível e o invisível. Tradução: José Artur Gianotti e
Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São
Paulo: Cortez, 2004.
PEROBELLI, Mariene Hundertmarck. O avesso do corpo: uma experiência de reversibilidade entre Teatro e Educação. Dissertação de mestrado do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
REZENDE, A. M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo:
Cortez, 1990.
SILVA, Renata Ferreira. (In)vento: performance e experiência. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Tradução: Alfredo de
Oliveira Moraes. São Paulo: Edições Loyola, 2004.