Corpo, espaço escolar e ensino de teatro – um diálogo com a pesquisa etnográfica

  • Paulina Maria Caon
  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo

Resumo

Esta reflexão pretende levantar algumas considerações sobre as relações entre
corpo, espaço escolar e ensino de teatro, que fazem parte do projeto de
pesquisa de doutorado em andamento. Nessas considerações, buscarei
apresentar dois aspectos específicos da investigação que são o eixo da
reflexão atual da pesquisadora. O primeiro deles diz respeito às
representações sobre o corpo e práticas corporais no processo de ensino e
aprendizagem do teatro, visando pensar a interface entre a formação do
professor de teatro e a experiência dos estudantes da Educação Básica nessa
disciplina. Nesse caso, parte-se do pressuposto de que a educação, em
qualquer área do conhecimento, se dá na partilha de condutas e práticas, mais
do que na transferência de conteúdos efetivada por meio do discurso verbal.
Na área de teatro, mais ainda, o processo pedagógico passa pela experiência
corporal de educador e educando em diálogo com os conhecimentos
específicos da área, com o espaço escolar e a cultura escolar daquele
contexto. Assim, a partir do estudo das Teorias do Corpo, da Antropologia
Cultural, Antropologia do Corpo e da Experiência, pretende-se refletir sobre os
desafios do ensino de teatro no âmbito da rede pública de ensino. O segundo
aspecto a ser considerado no texto diz respeito ao próprio ato da pesquisa e à
sua dimensão epistemológica. O projeto pretende tecer uma investigação
pautada na observação dos mesmos fenômenos, assim como no
estabelecimento de diálogos com os educadores que serão acompanhados ao
longo da pesquisa. Nesse sentido, a pesquisadora encontrou na Antropologia
Cultural e em elementos do método fenomenológico de observação boa
ferramenta para construir sua metodologia, visando elaborar uma espécie de
etnografia de uma prática docente dentro da escola pública ao final do
processo. Tal opção responde à necessidade da mesma em problematizar o
lugar da pesquisa e da produção do conhecimento na academia,
especialmente quando se coloca em diálogo com a sociedade e seus sujeitos.

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