Quem aprende com quem? Reflexões sobre a prática docente e artística quando inseridas no cotidiano escolar
Resumo
O presente artigo buscou investigar a aprendizagem, a partir dos estudos deJean Lave e Etienne Wenger e o campo da Antropologia da Aprendizagem.
Nosso objeto de estudos foi o projeto de doutorado em andamento, cujo foco
está na formação do Professor de Teatro quando inserido na prática docente e
no fazer teatral, concomitantemente. Concluímos observando que diversas
aprendizagens estão em jogo e que, para falar da formação do professor de
teatro, precisamos compreendê-la como parte da cultura, localizada também na
escola, mas não apenas.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
INGOLD, Timothy. From the transmission of representations to the
education of attention. In: H. Whitehouse (ed.), The debated mind:
evolutionary psychology versus ethnography (Oxford: Berg, 2001), pp. 113-153.
LAVE, Jean & WENGER, Etienne. Aprendizaje situado: participación
periférica legítima. Universidad Nacional Autônoma de México. Estado de
México, México, 2003.
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação