Quem aprende com quem? Reflexões sobre a prática docente e artística quando inseridas no cotidiano escolar

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo

Resumo

O presente artigo buscou investigar a aprendizagem, a partir dos estudos de
Jean Lave e Etienne Wenger e o campo da Antropologia da Aprendizagem.
Nosso objeto de estudos foi o projeto de doutorado em andamento, cujo foco
está na formação do Professor de Teatro quando inserido na prática docente e
no fazer teatral, concomitantemente. Concluímos observando que diversas
aprendizagens estão em jogo e que, para falar da formação do professor de
teatro, precisamos compreendê-la como parte da cultura, localizada também na
escola, mas não apenas.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INGOLD, Timothy. From the transmission of representations to the

education of attention. In: H. Whitehouse (ed.), The debated mind:

evolutionary psychology versus ethnography (Oxford: Berg, 2001), pp. 113-153.

LAVE, Jean & WENGER, Etienne. Aprendizaje situado: participación

periférica legítima. Universidad Nacional Autônoma de México. Estado de

México, México, 2003.