A formação do professor de teatro: relações entre teoria e prática no estágio curricular

  • Célida Salume

Resumo

O presente trabalho aborda a importância do diálogo entre teoria e prática no
processo de estágio curricular em teatro. O ponto principal da experiência
docente reside no equilíbrio entre técnicas, exercícios, jogos e processos de
criação articulados com a realidade do contexto de desenvolvimento destes. A
escolha de intervenções e metodologias adequadas determina as relações
entre os conteúdos específicos e os procedimentos metodológicos no ensino
de teatro. É na experiência de estágio que o futuro professor enfrenta seus
primeiros desafios, bem como, suas primeiras conquistas.

Referências

CABRAL, Beatriz. O professor-artista: perspectivas teóricas e deslocamentos históricos. Revista Urdimento, UDESC, v. 10, 2008.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e

formação. Tradução: Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac e Naify,

SALUME, Célida. Multiplicidade como princípio, o ensino de teatro na

escola. Memória ABRACE, v. 1, 2008.