Ator-performer-docente em ação

  • Dayse Angela Do Nascimento Azevedo
  • Adilson Florentino da Silva

Resumo

Na tentativa de suprir a carência de material referente a metodologias de
ensino e de pesquisas do teatro-educação no ambiente escolar, busca-se aqui,
percorrer as trilhas do conhecimento de pedagogia teatral contemporânea e
investigar alternativas possíveis para o desenvolvimento de tal análise, a partir
do encontro entre práticas pedagógicas teatrais de matrizes africanas e os
estudos do pedagogo teatral Grotowski sobre as ações físicas do homem
performer em ação. Neste sentido, este trabalho visa contribuir com o Projeto
Político Pedagógico ao divulgar formas “diferenciadas” de ensinoaprendizagem
na educação sob as leis 10.639/03, e 11.645/08, referentes à
inclusão dos estudos e pesquisas das culturas africanas e afro-indígena
brasileira nas escolas do ensino básico, fundamental e médio para que
profissionais do ensino, pesquisadores e estudantes mergulhem em questões
voltadas a esta área do conhecimento e reflitam sobre relações interpessoais e
vivência de grupo, como também, criação, encontro e inclusão de novas
linguagens artísticas para o teatro-educação.

Referências

ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (org.). Opere e Sentieri, Jerzy Grotowski testi 1968-1998,Roma.Bulzoni, 2007.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Terra de pretos, terra de mulheres: terra,

mulheres e raça num bairro rural negro. Brasília. MINC/Fundação Palmares,

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac e Naify,

SCHECHNER, Richard. O que é performance? Estudos da Performance. Rio

de Janeiro; O Percevejo – Revista de teatro n. 12, 2003.