A sensibilidade estética no acontecimento teatral: uma reflexão sobre teatro e educação do corpo sensível

  • Marinalva Nicácio de Moura
  • Terezinha Petrúcia da Nóbrega

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética
expressa no corpo e nos gestos dos atores/atrizes no acontecimento teatral;
atados à carne do mundo, consideramos o sensível como potência do
conhecimento, e assim evidenciamos que existência é primeiramente corporal,
pois o corpo é a medida primeira de nossa experiência no mundo, sendo,
portanto referência primeira do nosso conhecimento. O desenvolvimento dessa
reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês
Maurice Merleau-Ponty. O corpo deixa de ser só um instrumento para significar
no acontecimento teatral e assim realiza sua reflexibilidade. Os gestos do ator
nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação sensível do
corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de
aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão do acontecimento teatral como
processo educativo configura-se como uma aprendizagem do corpo no jogo
teatral, um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre
teatro, educação e pedagogia teatral.

Referências

DIDEROT, Denis. Paradoxo do comediante. In: Os pensadores. São Paulo:

Editora Nova Cultural, 2005.

MERLEU-PONTY, Maurice. Minha experiência em outrem. In: Psicologia e

pedagogia da criança: cursos da Sorbonne (1949-1952). Edição de Jacques

Prunair. Trad. Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_____________________. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos

Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____________________. A Natureza. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo:

Martins Fontes, 2000.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo:

Editora Livraria da Física, 2010.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.