Pistas para pesquisa de uma comunidade como base para um trabalho teatral

  • Márcia Pompeo Nogueira

Resumo

A afirmação da necessidade de ir além da sala de ensaio ou dos muros da
instituição que abriga o projeto requer alternativas metodológicas para guiar
esta interação. Neste artigo, algumas pistas são exploradas em termos das
relações do teatro e o contexto da comunidade na qual ele se insere. As
referências de Paulo Freire são analisadas em paralelo com referenciais do
Teatro para o Desenvolvimento. Ambas as abordagens desenvolvem questões
éticas e indicam pistas para a identificação de um tema gerador que possa ser
o foco de um processo de criação teatral. O conceito de codificação contribui
para este tipo de abordagem. Por outro lado, o grupo Ventoforte nos oferece
parâmetros artísticos para esta busca.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio: Paz e Terra, 1977.

____________. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação, uma

Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.

KERSHAW, Baz. The Politics of Performance: Radical Theatre as Cultural

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KIDD, R. From People’s Theatre for Revolution to Popular Theatre for

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NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro em comunidades. In: FLORENTINO,

Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das ideias às

práticas. Uberlândia: UDUFO, 2008.

_______________________. Teatro com Meninas e Meninos de Rua: nos

Caminhos do Ventoforte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

_______________________. Buscando uma interação teatral poética e

dialógica com a comunidade. In: Urdimento. N. 4, 2002.