O Espaço sonoro na cena teatral

  • Raquel Guerra
  • Beatriz Cabral

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de conceitos inerentes à prática de composição
sonoro/musical com o objetivo de refletir sobre a sonoridade da cena teatral. Ao
cruzar as referências, a pesquisa questiona de que forma a musicalidade
participa na elaboração do espaço sonoro da cena teatral e investiga como a
musicalidade/sonoridade presente na voz fornece possibilidades de abertura e
ampliação dos sentidos atribuídos às palavras/textos. Trata-se, portanto, da
construção de uma sonoridade/musicalidade da cena teatral, que é
desempenhada pela voz e pelos diversos usos dos elementos sonoros.

Referências

BARTHES, R. O Óbvio e o Obtuso. SP: Edições 70, 1990.

LOPES, S. Diz isso cantando! Tese de Doutorado, SP, ECA/ USP, 1997.

____________. Sobre a voz e a palavra em sua função poética. Tese de

Livre-Docência. Campinas, UNICAMP, 2004.

MENEZES, F. A Acústica Musical em Palavras e Sons. SP: Ateliê, 2003.

OBICI, G. Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros. SP: Sete Letras,

PACHECO, C.; BAE, T. Canto: equilíbrio entre corpo e som. SP, Irmãos Vitale, 2006.

SANTOS, F. C. Por uma escuta nômade: a música dos sons das ruas. SP:

FAPESP, 2004.

SCHAEFFER, P. A Experiência Musical. In MENEZES, Flo. (org) Música

Eletroacústica: História e Estéticas. SP: Edusp, 1996. (p. 151-160)

SCHAFER, M. A afinação do Mundo. SP: Unesp, 2001.