A iniciação científica no curso de Licenciatura em Teatro: identificação das dificuldades dos alunos na construção do projeto de pesquisa
Resumo
Este trabalho apresenta o percurso teórico-metodológico tomado durante odesenvolvimento da disciplina de Pesquisa no Ensino do Teatro do Curso de
Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná no primeiro semestre
de 2011. O texto se propõe a uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos
em desempenhar a primeira exigência da disciplina: a construção do projeto de
pesquisa seguido do desenvolvimento de um artigo científico e a comunicação
pelos mesmos à comunidade acadêmica. A elaboração de um projeto de
pesquisa necessita, para que seu resultado seja satisfatório, estar baseada em
planejamento cauteloso, reflexão bem-conceituada e alicerçada em
conhecimentos já existentes. Para tanto, os alunos realizaram leituras de
investigações científicas, e em especial, analisaram de forma criteriosa
monografias, cujos assuntos estavam de acordo com os recortes das
pesquisas desses graduandos. Os encaminhamentos adotados serviram de
base para auxiliar o aluno no momento da delimitação do tema e definição do
problema da pesquisa. Contudo, constatou-se que os alunos permaneceram
com dificuldades no processo de desenvolvimento de um trabalho
sistematizado, sobretudo na delimitação do seu enfoque teórico aos padrões
exigidos na elaboração de uma pesquisa científica, atividade esta de suma
importância para o pensamento crítico-reflexivo do aluno pesquisador.
Referências
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da
pesquisa. Tradução de: Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins
fontes, 2000. (Ferramentas)
KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens
Metodológicas do Teatro na Educação. In: CARREIRA, André; CABRAL,
Beatriz; RAMOS, Luiz Fernando; FARIAS, Sérgio Coelho (orgs.) Metodologias
de pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. (Memória
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MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos,
resumos, resenhas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação