Corpo expandido no espaço aprisionado: partituras corporais no espetáculo “A Cela”

  • Jacyan Castilho

Resumo

Este trabalho aborda a metodologia de criação das partituras corpóreo-vocais
do espetáculo “A Cela”, produção do Groove Estúdio Teatral, no qual a autora
foi encenadora e atuante solista. Partindo do texto-fonte do autor Michel
Azama, que denuncia a situação de penúria física e emocional por que passam
os indivíduos privados de liberdade, a encenação buscou privilegiar justamente
uma linguagem física e vocal, em paradoxal contraponto ao tema, que remete
ao processo de redução do espaço de atuação de um indivíduo. Esta opção fez
surgir um problema criativo que se tornou a chave da encenação: como
reproduzir a falta de liberdade e de movimento — típica das situações de
repressão das instituições penais de encarceramento — através justamente da
partitura de movimentos criada pelos deslocamentos, gestos e trajetórias da
intérprete? A metodologia empregada, que incluiu procedimentos de
improvisação, Movimento Genuíno e pesquisa de Esforços segundo Rudolf
Laban, será destrinchada neste breve artigo.

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas