De um para outro: a memória nos sistemas de Stanislavski e Grotowski

  • Natacha Dias
  • Maria Thais Lima Santos

Resumo

Discorre sobre a presença da memória nas práticas de Stanislavski e
Grotowski, a partir de suas próprias abordagens, como elemento que tangencia
aspectos técnicos, estéticos e éticos da construção de seus trabalhos, os quais
elegeram o ator como eixo principal. Retoma, sinteticamente, algumas
conhecidas terminologias por eles cunhadas que se referenciam direta e
explicitamente ao conceito em questão, como “Memória das Emoções” e
“Corpo-memória”. Indica ainda a complexidade e a dinamicidade que a noção
de memória assume em seus trabalhos, adotando diversas facetas e tendo
desdobramentos distintos conforme as fases de suas carreiras. Em seguida,
busca pistas da presença da memória também em outros operadores e
matérias criativas dessas práticas, como no trabalho sobre a Ação Física.

Referências

BARBA, Eugenio; GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. O Teatro

Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Ed. Perspectiva,

GROTOWSKI, Jerzy. Resposta a Stanislavski. Mascara – Cuaderno

Iberoamericano de Reflexión Sobre Escenologia, Mexico, n. 11-12, jan. 1993.

_____. Tu Eres Hijo de Alguien. Mascara – Cuaderno Iberoamericano de

Reflexión Sobre Escenologia, Mexico, n. 11-12, jan. 1993.

KNEBEL, Maria. L’Analyse-Action. Paris: Actes Sud, 2006.

LEONARDELLI, Patrícia. A memória como Recriação do Vivido – Um Estudo do Conceito de Memória Aplicado às Artes Performativas na Perspectiva do Depoimento Pessoal. Tese de Doutorado – Departamento de Artes Cênicas, USP, São Paulo, 2008.

LIMA, Tatiana Motta. Experimentar a memória, ou experimentar-se na

memória: apontamentos sobre a noção de memória no percurso artístico de Jerzy Grotowski. Revista Sala Preta, São Paulo, n. 9, 2009.

ROSSI, Paolo. O Passado, a Memória, o Esquecimento – Sete ensaios da

história das ideias. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

STANISLAVISKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Ed.

Civilizações Brasileiras, 1996.

_____________. El Trabajo del actor sobre si mismo. Barcelona: Editorial

Alba, 2003.

_____________. Mi Vida en el arte. Buenos Aires: Ed. Quetzal, 1981.

THOMAS, Richards. Al Lavoro con Grotowski sulle azioni fisiche. Milano:

Editora Ubulibri, 1993.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas