Dramaturgias atoriais em MalvaRosa
Resumo
Em 2010, a professora Alice Stefânia ministrou a disciplina Interpretação eMontagem, no Departamento de Artes Cênicas da UnB. Após apresentar aos
estudantes a obra do autor, diretor e ator Newton Moreno, o grupo optou por
trabalhar Agreste (MalvaRosa). O espetáculo é fruto de processo colaborativo e
de construção de dramaturgias corporais orientadas por procedimentos do
teatro físico, dança-teatro, viewpoints, construção de partitura e matrizes
gestuais etc. Além dessas estratégias, as dimensões dramática, poética e
épica do texto foram valorizadas através de trânsito atorial entre o narrativo e o
ficcional, a musicalidade da/na cena e a concepção cenográfica movediça e
geradora de imagens (por meio de intervenção coreográfica e manipulação de
objetos pelos atores).
Referências
BOGART, Anne. The Viewpoints Book. New York: Theatre Communications Group. 2005.
KEISERMAN. Nara. Um corpo narrativo para o ator. In:
< http://www.polemica.uerj.br/pol20/cimagem/p20_nara.htm>, disponível em 01/07/2011.
________________. Teatro gestual narrativo. In:
<http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/processos/Nara%20Keiserman%20-%20Teatro%20gestual%20narrativo.pdf >, disponível em 01/07/2011.
________________. Pressupostos para o treinamento do ator num
teatro gestual narrativo. In: < http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/viewFile/528/471>, disponível em 01/07/2011.
MORENO, Newton. Agreste. Body art. A refeição. São Paulo: Aliança
Francesa, Consulado Geral da França em SP. Coleção Palco Sur Scène. 2008.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas