Pensamento comlexo e novos agenciamentos da ética no teatro

  • Desirée Gomes da Veiga Pessoa
  • Marta Isaacsson de Souza e Silva

Resumo

A relação entre os sujeitos que integram um coletivo teatral é um forte
elemento de composição da obra do grupo. Assim, a questão central do
presente estudo é a forma como as ações individuais dos criadores conseguem
se harmonizar no âmbito coletivo. A pesquisa foi realizada por meio da
observação participante do processo de criação do espetáculo Primeiro Amor
(2010), junto ao grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da
Linguagem Cênica, de Porto Alegre. A partir das teorias de Edgar Morin,
sobretudo da reflexão acerca de seu conceito de pensamento complexo, a
comunicação discute o contexto atual de grupo teatral no Brasil, e lança
questionamentos acerca de novas formas de agenciamento.

Referências

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FONTES VIRTUAIS

< http://verbobr.blogspot.com/2007/12/teatro-brasileiro-do-sculo-xx.html>.

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomada_de_decis%C3%A3o>.

< http://neelic.com.br>.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas