Anotações sobre corpo no Teatro de Peter Brook

  • Ana Luiza de Magalhães Castro
  • Suzi Frankl Sperber

Resumo

A comunicação trata de refletir sobre algumas formulações de Peter Brook com
relação ao corpo do ator, baseadas principalmente na articulação entre as
noções de vazio, condicionamento, descondicionamento e criatividade. O
diretor propõe o desenvolvimento de um “corpo sensível”, em ressonância com
Jerzy Grotowski que fala do “corpo canal”. O texto aponta também algumas
relações entre a experiência perceptiva do ator no trabalho a partir do corpo,
com as noções de ruína, quiasma e cofuncionamento tratados por Maurice
Merleau Ponty.

Referências

BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

BROOK, Peter. O Ponto de Mudança: Quarenta Anos de Experiências

Teatrais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de Um teatro Pobre. Rio de Janeiro: Ed.

Civilização Brasileira, 1971.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Ed.

Perspectiva, 1984.

OIDA, Yoshi. Um Ator Errante. São Paulo: Beca, 1999.

AUDIOVISUAL

Documentário: Stages. Adelaide, Austrália: Macau Light Films, 1980. Registro da turnê do CICT à Austrália.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas