Anotações sobre corpo no Teatro de Peter Brook
Resumo
A comunicação trata de refletir sobre algumas formulações de Peter Brook comrelação ao corpo do ator, baseadas principalmente na articulação entre as
noções de vazio, condicionamento, descondicionamento e criatividade. O
diretor propõe o desenvolvimento de um “corpo sensível”, em ressonância com
Jerzy Grotowski que fala do “corpo canal”. O texto aponta também algumas
relações entre a experiência perceptiva do ator no trabalho a partir do corpo,
com as noções de ruína, quiasma e cofuncionamento tratados por Maurice
Merleau Ponty.
Referências
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
BROOK, Peter. O Ponto de Mudança: Quarenta Anos de Experiências
Teatrais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de Um teatro Pobre. Rio de Janeiro: Ed.
Civilização Brasileira, 1971.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Ed.
Perspectiva, 1984.
OIDA, Yoshi. Um Ator Errante. São Paulo: Beca, 1999.
AUDIOVISUAL
Documentário: Stages. Adelaide, Austrália: Macau Light Films, 1980. Registro da turnê do CICT à Austrália.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas