Subtexto e subpartitura: uma discussão de termos

  • Angelene Lazzareti
  • Mirna Spritzer

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre os termos subtexto, criados por
Constantin Stanislavski; e subpartitura, designado a partir dos estudos recentes
do International School of Theatre Anthropology (ISTA). Ao provocar tal
discussão o trabalho almeja discorrer sobre a possível evolução do termo
subtexto para subpartitura suscitada pelos estudos teatrais antropológicos a fim
de retirar o termo de um meio literário, partindo do pressuposto de que a
terminologia do primeiro está ligada mais à noção de texto e ação vocal,
enquanto que a do segundo abrange a área maior da partitura física e vocal do
ator. A definição geral de ambos os conceitos está na constituição de pontos de
apoio pelos quais o ator sustenta sua atuação e cria um espaço interno na
ação que é preenchido por toda sorte de elementos que possam ser
estabelecidos para determinar a trajetória de seu papel. É composto dessa
forma, um revestimento que se torna pulsante e vivo na medida em que o ator
o constrói a partir das relações entre o repertório de seus próprios elementos e
os impulsos externos decorrentes da encenação. A pertinência desta discussão
encontra-se no ato de elucidar a distinção entre os termos e promover a
reflexão sobre esta criação do ator, que se encontra tão recorrente no fazer
teatral ao decorrer do tempo.

Referências

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b.

VARLEY, Júlia. Pedras d’água: bloco de notas de uma atriz do Odin

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas