O implícito e o explícito na construção do achado

  • Hebe Alves da Silva

Resumo

Na construção do espetáculo, as leis da composição artística são tomadas em
sua totalidade ou subvertidas em alguns de seus aspectos. A prática teatral na
Escola de Teatro da UFBA é uma confirmação da ideia segundo a qual o
espaço de elucidação das relações entre “saber” e “fazer” artísticos é a
Universidade. Nela, estudantes do Bacharelado em Interpretação Teatral
assimilam uma dinâmica de atuação cênica por meio da apropriação de
conceitos e princípios intrínsecos ao fazer teatral, pela realização de
montagens didáticas. Assim, sequências textuais ou cênicas, constituídas de
uma sucessão de instantâneos, são articuladas, resultando na elaboração de
uma nova cena. É quando o conhecimento implícito cede lugar ao explícito e
eles descobrem que o achado é, também, uma construção.

Referências

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FERNANDES, Sílvia & MEICHES, Mauro. Sobre o trabalho do Ator. São

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LESSA, Bia. Projeto te Pego pela Palavra. Salvador: Núcleo de extensão do

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ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do Teatro. Rio de

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RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas