Os procedimentos do Agrupamento Obscena: A aproximação física entre a cena e o espectador transeunte

  • Marcelo Rocco Gasperi

Resumo

O presente texto visa analisar duas criações cênicas performáticas do projeto
teatral “Às margens do feminino: texturas teatrais da beira”, realizado em 2008
pelo Agrupamento mineiro de pesquisa teatral, denominado Obscena. Tal
agrupamento pesquisa a aproximação física entre o espectador transeunte e a
cena teatral contemporânea nas ruas de Belo Horizonte (MG). O objetivo foi
identificar determinados procedimentos cênicos do Agrupamento em questão
que visaram construir diálogos com os espectadores transeuntes. Para este
recorte, foram selecionados dois procedimentos teatrais, inseridos no projeto
supracitado, atuando diretamente nas ruas centrais de Belo Horizonte. São
eles: as performances cênicas “Baby Dolls” e “Classificados”. A análise dos
procedimentos foi baseada na observação destes, no levantamento dos
registros audiovisuais do Obscena, nas entrevistas com os pesquisadores e
nos depoimentos postados no blog sobre os processos de criação artística do
Agrupamento. A partir desta análise, chegou-se à conclusão de que o Obscena
busca absorver as práticas de estreitamento físico com o espectador
transeunte.

Referências

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corpos. São Paulo: Cortez, 2007.

CABRAL, Biange. O espaço da pedagogia na investigação da recepção do

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CARREIRA, André. Apocalipse 1.11: risco como o meio para explorar a

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COHEN, Renato. Performance como linguagem. Perspectiva: São Paulo,

(Debates).

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LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro

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INTERNET

AGRUPAMENTO independente de pesquisa cênica “Obscena”. Espaço virtual de divulgação da produção teórico-prática de artistas pesquisadores.

Disponível em: < http://www.obscenica.blogspot.com>. Acesso em: 20 de junho de 2011.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas