A singularidade vocal na composição do ator

  • Elaine Cardim Lima
  • Hebe Alves da Silva

Resumo

O artigo tem por objetivo fornecer os elementos de uma reflexão sobre o
exercício vocal cênico integrado aos reflexos corpóreos-imagéticos-emocionais
do ator, desenvolvidos ao longo do processo de elaboração de um
desempenho teatral. A investigação de natureza teórica e prática sobre as
potencialidades e apropriação dos princípios da arte do ator, se projeta para
além da quebra de automatismos na expressão cênica, versa ainda sobre
produção e uso de suas qualidades singulares que seriam originadas por uma
matéria não consciente e poderiam apoiá-lo na construção de seu papel.
Através de uma trajetória acadêmica e profissional, buscam-se aproximações e
distanciamentos deste estudo junto aos métodos sugeridos por Stanislávski,
Artaud e Grotowski para a composição cênica.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1999.

GROTOWSKY, Jerzy. Em Busca de Um Teatro Pobre. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1987.

KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo: Summus, 1992.

STANISLAVSKI, Constantin. A Criação de um Papel. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1972.

_________. A Preparação do Ator. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1976.

_________. A Construção da Personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1976.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas