A singularidade vocal na composição do ator
Resumo
O artigo tem por objetivo fornecer os elementos de uma reflexão sobre oexercício vocal cênico integrado aos reflexos corpóreos-imagéticos-emocionais
do ator, desenvolvidos ao longo do processo de elaboração de um
desempenho teatral. A investigação de natureza teórica e prática sobre as
potencialidades e apropriação dos princípios da arte do ator, se projeta para
além da quebra de automatismos na expressão cênica, versa ainda sobre
produção e uso de suas qualidades singulares que seriam originadas por uma
matéria não consciente e poderiam apoiá-lo na construção de seu papel.
Através de uma trajetória acadêmica e profissional, buscam-se aproximações e
distanciamentos deste estudo junto aos métodos sugeridos por Stanislávski,
Artaud e Grotowski para a composição cênica.
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1999.
GROTOWSKY, Jerzy. Em Busca de Um Teatro Pobre. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1987.
KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo: Summus, 1992.
STANISLAVSKI, Constantin. A Criação de um Papel. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1972.
_________. A Preparação do Ator. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1976.
_________. A Construção da Personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1976.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas