O corpo no jogo da improvisação teatral

  • Manhã Chagas Santos
  • Suzana Martins

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma investigação a respeito da improvisação como
método criativo do ator, tendo como objeto o improviso com enfoque no corpo,
no movimento e na ação física. A partir da experiência com jogos de
improvisação propostos por Keith Johnstone, da comicidade do corpo
desenvolvida em formação de Clown com o LUME (Grupo Interdisciplinar de
Pesquisa do Ator/UNICAMP) e jogos criados pela autora em experiências
diversas de condução e também como atriz ao longo de 20 anos, propõe-se
uma reflexão sobre possíveis regras para o improviso corporal que dá origem a
cenas que prescindem da palavra. Além das regras, são também investigadas
as habilidades desenvolvidas pelo ator no jogo do improviso, assim como as
relações estabelecidas entre o corpo e os outros corpos, o espaço, o tempo, a
musicalidade e a comicidade da cena. A pesquisa tem como intuito fazer um
levantamento de jogos, regras e caminhos possíveis para atores que desejem
encontrar na improvisação uma via de desenvolvimento de potenciais
expressivos, levando em conta que o ator pode e deve propor direcionamentos
e criar dramaturgias em muitos processos criativos na atualidade. Esta
investigação poderá também servir de guia para a condução de processos
criativos que se utilizem da improvisação como provocador, assim como
incentivo e instrumento de desconstrução da ideia de que a improvisação
teatral é para poucos corajosos e inventivos atores.

Referências

BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. As ações-físicas como eixo de

Stanislávski a Barba. Editora Perspectiva. São Paulo, 2005.

DENTZ, René Armand. Corporeidade e Subjetividade em Merleau-Ponty.

INTUITIO, Volume 01, número 2, Porto Alegre, Novembro de 2008.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e

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MERLEAU-PONTY, Maurice. A Fenomenologia da Percepção. 3ª edição.

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas