Roupas superpoderosas

  • Amabilis de Jesus Silva

Resumo

A partir do projeto “Roupas superpoderosas”, desenvolvido com estudantes
com altas habilidades/superdotação das escolas municipais de Curitiba,
pretendemos refletir sobre o uso simbólico das roupas/figurinos nas linguagens
cênicas e fílmicas. O intento é traçar uma metáfora, levando em consideração
os estudos de Maria Lúcia Prado Sabatella sobre as dificuldades de adaptação
encontradas pelos estudantes e os escritos de Lois Gresh e Robert Weinberg
acerca das utilizações de alta tecnologia recorrentes nas aventuras dos superheróis.
Os modos de criação e recriação do corpo humano e seu entorno, de
modo fantástico ou baseado em dados científicos, servem como
enriquecimento do imaginário, ao tempo em que impulsionam novos
entendimentos e campos de pesquisas voltados para outros estados do corpo.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi.

São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainard. São Paulo,

Companhia das Letras, 1990.

GRESH, Lois H.; WEINBERG, Robert. A ciência dos super-heróis. Trad.

Domingos Demasi. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

PELBART, Peter. Da clausura do fora ao fora da clausura: loucura e

dezrazão. São Paulo: Brasiliense, 1989.

SABATELLA, Maria Lúcia P. Talento e superdotação: problema ou solução?

Curitiba: Ibpex, 2008.