Pedra Afiada: um Convite para o Teatro Invadir a Cidade

  • Marcelo Sousa Brito

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo recontar a história da cidade de Itambé, no
sudoeste baiano, a partir do olhar de seus sujeitos em encontro com o “seu
lugar” de pertencimento. Para esta nova narrativa, fundamentada nos sujeitos,
o diálogo entre Teatro e Cidade foi estabelecido, a cidade se tornou
“laboratório” para a construção de um texto que pudesse invadi-la com esta
outra história, de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para
atingir os objetivos foram diversificados, centrados em metodologias
participativas que visam à construção coletiva de conhecimento. Para isso, a
“Fenomenologia da Percepção”, de Maurice Merleau-Ponty, foi de fundamental
importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas
reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar
que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira,
Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como
embasamento teórico desta pesquisa. Um texto foi criado, recontando a história
deste lugar e apresentando as questões atuais dos habitantes que lá vivem,
dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 10ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2000.

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da

supermodernidade. Campinas-SP: Editora Papirus, 1994.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8ª Edição. São Paulo: Editora

Contexto, 2005.

HUSSERL, Edmond. A Ideia da Fenomenologia. Lisboa: Editora Edições 70, 2000.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

MERLEAU-PONTY. Fenomenologia da Percepção. 3ª Edição. São Paulo:

Editora Martins Fontes, 2006.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro? 13ª Edição. São Paulo: Editora

Brasiliense, 1994.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1972.

TEIXEIRA COELHO, José. O que é ação cultural. São Paulo: Editora

Brasiliense, 2008.