Poéticas da Interferência: Diferentes Protocolos de Criação e seus Meios

  • Dora de Andrade Silva
  • Antonieta Marília de Oswald de Andrade

Resumo

Os processos de criação e estruturação cênica podem ser atravessados e
determinados pelos mais diversos elementos inicialmente exteriores ao produto
ou pesquisa artística proposta. Tais fatores, previstos ou não, podem acabar
por determinar a criação de novos modos de fazer e até mesmo o surgimento
de uma poética particular de um artista. Estes modos de fazer, entendidos aqui
como protocolos de criação, apresentam-se múltiplos na contemporaneidade
da mesma maneira que refletem a particularidade do processo travado. O
presente trabalho pretende discutir sobre a possibilidade do que seria uma
poética do encontro, das adversidades, condições e especificidades da
ocasião, do meio, pessoas e contextos: uma poética da construção na
interferência. Para tal, serão apresentados exemplos de artistas
contemporâneos, assim como da própria pesquisadora, abordando aspectos
relativos às suas práticas e protocolos de criação e as especificidades destes
processos em diferentes meios.

Referências

BRITTO, Fabiana. Evolução na dança é outra história. In: Lições de Dança 1. Pereira, R. E. Sotter, S. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1998. pp. 159-167

CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.

DANTAS, Monica. Dança: O enigma do movimento. 1ª. Edição. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 1999.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.

NAVAS, C. Do íntimo, do particular e do público: subsídios para a gestão

em dança. In: Políticas Culturais: Reflexões sobre a Gestão, Processos

Participativos e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: FCRB/MINC e Itaú Cultural, 2010.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte,1997.

SILVA, Dora de Andrade. A processualidade da distância. ABRACE: Anais do VI Congresso de Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo, 2010.

TOURINHO, Lígia Losada. Dramaturgias do Corpo: Protocolos de criação

das artes da cena. Tese de Doutorado, 2009. Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2009.