O (Des)dizer sobre os Dizeres sobre a Voz: a Fala e a Cena

  • Fernando M. Aleixo

Resumo

A origem do ator, precedente à própria origem do teatro, está estreitamente
ligada à história da humanidade (CARVALHO, 1989; DUBATTI, 2008). Neste
percurso, podemos observar que a arte do ator é fortemente ligada à utilização
da voz, como forma de consolidar todos os aspectos ligados à representação, e
que compreende a utilização de diferentes modos de expressão vocal, dos
cantos e recitações épicas até as poéticas da fala que caracterizam a
diversidade do teatro contemporâneo. Contudo, pouco se tem sistematizado
sobre o trabalho vocal que, ou se confunde com estudos sobre o texto —
estilos, gêneros, escolas, padrões gramáticos, retóricos etc. — ou se restringe
em análises e padronizações técnicas ancoradas em áreas como a música e,
mais recentemente, com a fonoaudiologia. Este trabalho busca refletir sobre
este tema, à luz das especificidades do teatro, procurando desconstruir alguns
conceitos cristalizados que direcionam as reflexões e limitam as práticas de
preparação técnica vocal do ator. Para isso, organiza conceitos sobre a
presença, a performance e a alteridade na dimensão da vocalidade poética e
da fala e da cena, a partir do trabalho do grupo de pesquisa sobre “Práticas e
Poéticas Vocais”.

Referências

ALEIXO, Fernando. “Reflexões sobre aspectos pedagógicos relacionados

ao trabalho vocal do ator”. In: Revista Moringa: Teatro e Dança. Revista do Depto. de Artes Cênicas da UFPB – Ano I, n. 1 (jan.-jun. 2010) João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

CARVALHO, Enio. História e formação do ator. São Paulo: Editora Ática

S.A., 1989.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva,

DUBATTI, Jorge [et. al.]. História Del actor: De la escena clásica la presente. Buenos Aires: Colihue, 2008.

GIL, José. Movimento Total – O Corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água

Editores, 2001.

LE BRETON, David. La sociologia Del cuerpo. Buenos Aires: Nueva Vison, 2011.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify,