Espaços Cinéticos, Imagens Teatrais

  • Gabriela Lírio Gurgel Monteiro

Resumo

Refletir sobre as relações entre teatro e cinema contemporâneos significa
ampliar as bases da discussão, ancoradas na tentativa de delimitar espaços
específicos de representação ocupados por uma ou outra arte. Em um
momento de convergência tecnológica, imagens antes restritas a espaços
contíguos e demarcados deslocam-se, ampliando zonas fronteiriças,
provocando no espectador a impressão de que tais imagens sobrevivem para
além do suporte escolhido. Notamos isso em inúmeros espetáculos que fazem
uso de trechos de filmes, videoclipes, imagens-documentais, imagens caseiras,
fotos, slides, imagens criadas in loco com o uso de retroprojetor, imagens
irreconhecíveis, borrões, letterings, entre muitas outras. Este estudo pretende
investigar como tais imagens corroboram para refletirmos sobre novas
dramaturgias que se caracterizam por delinear vias de escape, compondo
lugares de passagem híbridos, flutuantes. Há de se pensar o destino das
nouvelles images, a que se propõe Raymond Bellour (2002). Imagens que
aparecem e desaparecem, sem deixar vestígios, que existem somente na
articulação/conexão com outras tantas imagens na cena e que, juntas,
compõem espaços estratégicos, porosos e, de certo modo, independentes
daquilo que inicialmente foi pensado como destino possível para elas. Imagens
imprevisíveis porque, em sua mobilidade, na composição com outras, em
redes, avançam indefinidamente.

Referências

BARTHES, Roland. Literatura e significação, 1963.

DA COSTA, José. Teatro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras/FAPERJ, 2009, p. 29.

DA COSTA, Luiz Cláudio (Org.). Dispositivos de registro na arte

contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa/FAPERJ, 2009.

DUBOIS, Philippe. “Um ‘efeito cinema’ na arte contemporânea”. In:

Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2009, pp. 179-216.

FÉRAL, Josette. Entrevista concedida a Júlia Guimarães e Leandro Silva

Acácio. In: Urdimento, n. 16, junho de 2011, p. 183.

_____________. “Por uma poética da performatividade: o teatro

performativo”. In: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em

Artes Cênicas, Eca/USP, São Paulo, n. 08, 2008.

FERNANDES, Silvia. “Teatralidades contemporâneas”. In: Texto e imagem: estudos de teatro. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2009, pp. 9-28.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify,

MACIEL, Kátia (Org). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.

PICON-VALLIN, Béatrice. “Deux arts en un?” Le film du théâtre. Arts du

spectacle. Coleção organizada por Élie Konigson. Paris: CNRS Éditions, 2001, pp. 11-27.

RIBEIRO, Felipe. Entrevista concedida a mim e à bolsista PIBIC-UFRJ Isadora Malta Rezende, na Escola de Comunicação, em junho de 2011.