Reflexões sobre o New Burlesque e suas Reverberações na Performance

  • Giorgia Conceição
  • Betti Grebler

Resumo

O termo burlesco é proveniente do latim burrula, dim. burra (brincadeira, burla,
farsa). Seu papel, em variados contextos históricos, está repetidamente
relacionado ao questionamento de padrões vigentes, sejam eles de âmbito
estético ou social. A vocação da burla para o apontamento e crítica à
convenção aparece em aspectos das comédias de Aristófanes, passando pelos
contadores de história e menestréis medievais, a Commedia Dell’Arte, o Teatro
de Revista, o Vaudeville, Music Hall, Cabaret, e mesmo em boa parte da
produção de arte contemporânea e performance. Pretendo problematizar o
fenômeno chamado como New Burlesque — que se caracteriza principalmente
por performances femininas nas quais o corpo e o gênero são assuntos e
objetos fundantes — no intuito de explicitar o amplo potencial político (no
sentido das micropolíticas) e performático desse fenômeno que vem ganhando
espaço num meio cultural alternativo e ao mesmo tempo popular. Este campo
abre frestas para a criação de sexualidades dissonantes, gêneros
performativos e instigantes relações entre artistas e público. Recorro ao
burlesco na performance como uma possibilidade de incitar (e excitar) espaços
interativos, conectivos. O “novo” burlesco pode saltar em nosso contexto como
cena capaz de conectar pessoas, suportes e mídias através de espaços físicos
e/ou virtuais, propondo modos de relação que escapam aos padrões
comportamentais e identitários vigentes.

Referências

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UNESP, 2003.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

NUNES, Silvia Alexim. O corpo do diabo entre a cruz e a caldeirinha, um

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ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do

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Cabarés burlescos invadem NY. Revista Época online. In:

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