Pisando em Território Híbrido: o Ator no Teatro de Animação contemporâneo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre apluralidade de linguagens artísticas que são contempladas no Teatro de
Animação, tocando em aspectos relacionados diretamente ao trabalho do ator.
Para tanto, tomará com ponto de partida o repertório do espetáculos do 12o
Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte. O evento é
uma das referências para o Teatro de Animação no Brasil por reunir parte das
relevantes produções atuais nesta área. Neste ano o festival acontece entre 9 e
19 de junho e apresenta nove espetáculos nacionais e nove internacionais. A
diversidade de técnicas e conceitos dramatúrgicos encontrados nos
espetáculos do festival é que motiva esta análise. Para citar apenas algumas
das técnicas encontradas, podem-se destacar: Teatro de Objetos, Máscara,
Boneco de Luva, Sombra e Manipulação Direta. Em relação aos diferentes
conceitos de dramaturgia, o estudo pretende dar ênfase para aqueles aspectos
que dizem respeito diretamente ao trabalho atoral: a atuação do atormanipulador,
como ele aparece em cena e como transita entre a interpretação
e a manipulação do objeto. A análise teórica se baseia em trabalho de campo
realizado durante o referido festival. Esta etapa consiste na participação como
público e como artista (visto que a autora é integrante de um dos grupos
teatrais participantes do evento, a Cia Truks), além da realização de entrevistas
com diretores e atores de algumas das companhias presentes.
Referências
ASLAN, Odette. O ator no sáculo XX. São Paulo Perspectiva, 1994.
AZEVEDO, Sônia M. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo:
Perspectiva, 2008.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena