Pisando em Território Híbrido: o Ator no Teatro de Animação contemporâneo

  • Kely Elias de Castro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a
pluralidade de linguagens artísticas que são contempladas no Teatro de
Animação, tocando em aspectos relacionados diretamente ao trabalho do ator.
Para tanto, tomará com ponto de partida o repertório do espetáculos do 12o
Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte. O evento é
uma das referências para o Teatro de Animação no Brasil por reunir parte das
relevantes produções atuais nesta área. Neste ano o festival acontece entre 9 e
19 de junho e apresenta nove espetáculos nacionais e nove internacionais. A
diversidade de técnicas e conceitos dramatúrgicos encontrados nos
espetáculos do festival é que motiva esta análise. Para citar apenas algumas
das técnicas encontradas, podem-se destacar: Teatro de Objetos, Máscara,
Boneco de Luva, Sombra e Manipulação Direta. Em relação aos diferentes
conceitos de dramaturgia, o estudo pretende dar ênfase para aqueles aspectos
que dizem respeito diretamente ao trabalho atoral: a atuação do atormanipulador,
como ele aparece em cena e como transita entre a interpretação
e a manipulação do objeto. A análise teórica se baseia em trabalho de campo
realizado durante o referido festival. Esta etapa consiste na participação como
público e como artista (visto que a autora é integrante de um dos grupos
teatrais participantes do evento, a Cia Truks), além da realização de entrevistas
com diretores e atores de algumas das companhias presentes.

Referências

ASLAN, Odette. O ator no sáculo XX. São Paulo Perspectiva, 1994.

AZEVEDO, Sônia M. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo:

Perspectiva, 2008.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.