Hic et nunc. Entre Identidades e Alteridades

  • Matteo Bonfitto

Resumo

Este artigo reflete sobre algumas tensões existentes entre o trabalho do ator e o
performer, através de uma articulação que envolve dois aspectos: a noção de hic
et nunc e a relação entre identidade e alteridade. O objetivo é problematizar os
possíveis pontos de contato e diferenças que envolvem o trabalho desenvolvido
por esses dois artistas. A partir de tal problematização, implicações éticas,
estéticas e políticas serão geradas.

Referências

ABRAMOVIC, Marina e DENEGRI, Dobrila. Performing Body. Milan: Charta, 1998.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo e outros Ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

CARLSON, Marvin. Performance; a critical introduction. London and New York: Routledge, 1999.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

_____________. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo:

Perspectiva, 2004.

FABIÃO, Eleonora. “Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena

contemporânea”, in: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA-USP, n. 8, 2008.

FÉRAL, Josette. Mise en scène et jeu de l’acteur. Tome I et II. Montreal et Carnières: Éditions Jeu/Éditions Lansman, 2001.

_______________. “Performance and theatricality: the subject demystified”, in: MURRAY, Thimothy. Mimesis, masochism & mime. The politics of theatricality in contemporary French thought. Ann Arbor. The University of Michigan Press, 1997, pp. 289-300.

_______________. (Ed.) Théâtralité, écriture et mise en scène. Québec:

Hurtubise, 1985, p. 125-139.

_______________. “Theatricality: the specificity of theatrical language”. In: Substance 98/99, vol. 31, n. 2 e 3, 2002, p. 94-108.

FERNANDES, Silvia e GUINSBURG, J. O Pós Dramático. São Paulo:

Perspectiva, 2009.

_______________. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LÉVINAS, Emmanuel. Totality and Infinity: an Essay on Exteriority. Boston: M. Nijhoff Publishers, 1979.

__________________. Humanism of the Other. Illinois: University of Illinois, 2003.

__________________. “Emmanuel Lévinas”. Ensaios e Entrevistas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SCHECHNER, Richard; APPEL, Willa (Eds.). By Means of Performance:

Intercultural Studies of Theatre and Ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SCHECHNER, Richard. Between Theatre and Anthropology. Philadelphia:

University of Pennsylvannia Press, 1985.

___________________. Performance Studies: An Introduction. London:

Routledge, 2002.