Relato Pessoal como Matéria da Experiência Coletiva

  • Paula A. B. Coelho

Resumo

O experimento “Histórias de Sem Réis”, realizado como intervenção em praças
do interior da Paraíba, pelo Teatro Alfenim, visa estabelecer com o público um
diálogo direto a partir do mote “Compro sua história. Pago à vista”. Interessa ao
grupo experienciar a dimensão social do depoimento voluntário de pessoas
que, a partir do jogo da encenação transformam relatos da memória individual
em “cena”, de modo que esta seja compartilhada pela audiência. Os relatos,
registrados em vídeo, servirão de matéria para um curta-metragem. A forma de
abordagem dos espectadores baseia-se na relação pragmática da
mercantilização. “Artistas de rua” seduzem o público a comercializar sua
história e se comprometem a pagar pela narrativa. Esse apelo à participação
de um elemento da plateia estabelece entre os demais espectadores e o grupo
um espaço de improvisação no qual o participante instado a narrar sua história
assume o protagonismo da cena, sendo sua narrativa compartilhada pelo
público e pelos artistas de forma a embaralhar as fronteiras que separam o ato
de sua representação. O objetivo da cena é a tentativa de resgatar o espaço da
experiência narrativa, como nos ensina Benjamin, de modo a que a “História de
Sem Réis” sirva apenas de pretexto para que a plateia encene sua própria
experiência.

Referências

BAUMAN, Richard. Story, performance, and event: contextual studies of oral

narrative. New York, Cambridge University Press, 1986.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras escolhidas v. 1) São Paulo, Brasiliense, 1994.