Presença e Presente-Interstício entre Estudos do Corpo e do Tempo na Performance

  • Lenine Guevara Oliveira Salvador
  • Ciane Fernandes

Resumo

O artigo refere-se à proposta de conexão entre a noção da produção de
presença na Performance Art e Dança, (conforme artigos de André Lepecki e
Peggy Phelan no livro Of The Presence of the Body – Essays on Dance and
Performance Theory), e da noção da presença cênica como reflexão entre o
Teatro e a Performance, (conforme o livro Teatro Contemporâneo no Brasil:
Criações Partilhadas e Presença Diferida, de José da Costa). A escolha desta
ligação aconteceu como necessidade de produzir reflexão sobre a noção de
presença para o projeto de mestrado, Espera: Acontecimento-Esvaziamento
quando a-com/tece, Intervenções no espaçotempo Espera. A investigação
pretendida se deu em tentativa de conectar o entendimento dos autores ao que
se refere à noção de presença, sob a angulação do tempo presente, quando
em eventos com ênfase na expressão do corpo. Presença seria ainda uma
noção concernente aos acontecimentos e preocupações sociais sobre o prisma
de posicionamento ético, deslocado por vezes para expressões estéticas na
contemporaneidade.

Referências

BARROW, J. D. The book of nothing. Londres In: Vintage, 2001.

COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva/EDUSP,

COSTA FILHO, J. Teatro Contemporâneo no Brasil: criações partilhadas e

presença diferida. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

LEPECKI, A. Of the Presence of the Body: Essays on Dance and

Performance Theory. Middletown: Wesleyan University Press, 2004.

PHELAN, P. Trisha Bronw’s Orfeo, Two Takes on Double Endings. In: Of

the Presence of the Body: Essays on Dance and Performance Theory.

Middletown: Wesleyan University Press, 2004.