Presença: entre Percepção e Ação

  • Sandra Meyer

Resumo

O presente artigo propõe uma abordagem sobre a ideia de presença a partir da
noção de percepção e consciência do estado do corpo no espaço e tempo. O
envolvimento motor na percepção é chave para o entendimento de uma
abordagem cinética, considerando que a percepção simula a ação, e que a
ação organiza a percepção. Estudos sobre percepção e ação provenientes das
artes do movimento, da filosofia e das ciências cognitivas são a estratégia para
compreender a organização destes fenômenos no corpo em ação.

Referências

BARBA, Eugênio. A canoa de papel. tratado de antropologia teatral. São

Paulo: Hucitec, 1994.

______________. On directing and dramaturgy. Burning the house. New

York: Routledge, 2010.

BERTHOZ, Alain. La décision. Paris: Odile Jacob, 2003.

BROWN, Trisha. BRUNEL, Lise. MANGOLTE, Babette. DELAHAYE, Guy.

L’atelier des chorégraphes: Trisha Brown. Paris: Éditions Bougé, 1987.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que os olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

GALIZIA, Luiz Roberto. Os Processos Criativos de Robert Wilson. São

Paulo: Editora Perspectiva, 1986.

GOUMARRE, Laurent. Die Another Day In: La Ribot. Paris: Merz & Centre

National de la danse. Parcours d’artistes, 2004.

JAEGER, Suzanne M. Embodiment and Presence. The Ontology of Presence Reconsidered. In: KRASNER, David; SALTZ, David (orgs.). Staging Philosophy. Intersections of Theater, Performance and Philosophy. Michigan: University of Michigan, 2009.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine. La suite. Bruxelas: Contredanse, 2007.

SCHECHNER, Richard. Between Theater & Anthropology. Philadelphia:

University of Pennsylvania, 1989.