O corpo sem órgãos e a experiência no Tai Chi: possibilidades para a preparação do ator

  • Ana Carolina Strapação Guedes Vianna
  • Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio

Resumo

Este estudo pretende, a partir da descrição e reflexão acerca de uma experiência
corporal, destacar os elementos de aproximação entre o corpo do Tai Chi e o corpo sem
órgãos, idealizado por Artaud, na perspectiva de apontar possíveis contribuições no que diz
respeito à preparação do ator e o conseqüente atuar cênico. A prática do Tai Chi
incorporada ao dia-a-dia do ator, em virtude de seus princípios e técnicas, pode
proporcionar ao intérprete um corpo cujos aspectos se aproximam dos idealizados por
Artaud no que se refere ao corpo sem órgãos. O trabalho aqui apresentado refere-se a um
estudo de natureza qualitativa que considera a experiência do corpo na prática do Tai Chi
como uma referência para dialogar e refletir acerca da preparação do ator e os seus
desdobramentos no atuar cênico.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicolai. A arte secreta do ator. Campinas, Editora da UNICAMP, 1995.

BATISTA, Renata Mazzei. O Aikido e o corpo do ator contemporâneo. 2009. 191 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo, Editora 34, 1999.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo, Perspectiva, 1999.

Seção
Dança, Corpo e Cultura