A Dança no Ensino Fundamental – Uma Proposta de Ação Cultural

  • Kathya Maria Ayres de Godoy
  • Rita de Cássia Franco de Souza Antunes

Resumo

O texto apresenta o projeto de ação cultural Dança Criança na Vida Real e o material
produzido por meio dessa implantação (DVD ROM e DVD documentário). Tal projeto objetivou introduzir a linguagem artística da dança para 160 crianças da rede municipal de ensino da zona oeste da cidade de São Paulo. A proposta previu o entrelaçamento entre extensão, pesquisa e ensino por meio do desenvolvimento de ações multidisciplinares ao longo de 2008. E, isso foi possível por que reunimos a experiência dos trabalho já em andamento, como o “Projeto de Extensão IAdança”, o “Projeto Núcleo de Ensino Dançando na Escola” e pesquisas do Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação. Tais iniciativas pertencem ao Instituto de Artes da Unesp (IA/UNESP).

Referências

ANDRADE, Mario de. Dicionário Musical Brasileiro. Rio de Janeiro: Itatiaia, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 2000.

COELHO, Teixeira. O que é Ação Cultural? São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

FONTERRADA, Marisa T. de Oliveira. De tramas e Fios: um ensaio sobre a música e educação. São Paulo: Unesp, 2008.

GODOY, Kathya Maria Ayres de; ANTUNES, Rita de Cássia Franco de Souza (orgs). Dança Criança na Vida Real. São Paulo: Instituto de Artes, Unesp, 2008.

GODOY, Kathya Maria Ayres. Dança no 3º Grau: o desenvolvimento da auto-expressão criativa. São Paulo. PUC-SP. Dissertação de Mestrado, 1995.

_______, Kathya Maria Ayres. Dançando na escola: o movimento da formação do professor de arte. PUC-SP. Tese de Doutorado, 2003.

_______, Kathya Maria Ayres. O espaço da dança na escola. In: KERR, Dorotéa Machado (org.). Pedagogia Cidadã: Caderno de formação: artes. São Paulo. Páginas & Letras Editora e Gráfica, Unesp. Pró-Reitoria de Graduação, 2007.

GORDON, Edwin E. Teoria de Aprendizagem Musical, Competências, Conteúdos e Padrões. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2000.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1993.

LABAN, R. Domínio do Movimento. Org. Lisa Ullmann. São Paulo: Summus, 1978.

_________. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. São Paulo: Ed. Cortez, 1999.

MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

SCHÖN, D. A. Educando um profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Seção
Dança, Corpo e Cultura