A Partida: experiência e significados de uma composição em dança
Resumo
A pesquisa investiga o processo de criação da coreografia “A Partida” da GayaDança Contemporânea, projeto de extensão da UFRN. O objetivo é descrever os elementos
cênicos significativos para os seus criadores e refletir sobre os significados do corpo
advindos desse processo. A investigação teve a experiência dos participantes como foco do
trajeto metodológico, entrevistas e imagens foram analisadas segundo análise de conteúdo
de Bardin (1977). Destacamos como eixos de discussão: as histórias reais e fictícias, os
elementos cênicos e as linguagens artísticas, como elementos significativos; a dramaturgia,
a criação coletiva e a técnica e estética como reflexões sobre o corpo advindas do processo.
Dialogamos com: Ostrower (1995), Merleau-Ponty (2004), Pavis (2005) e Le Breton (2009).
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CHAUÍ, Marilena. Experiência do pensamento: Ensaios sobre a Obra de Merleau Ponty. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
LE BRETON, David. As paixões ordinárias: Antropologia das Emoções. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MEYER, Sandra. Elementos para a composição de uma dramaturgia do corpo e da dança. In: Tubo de ensaio: experiências em dança e arte contemporânea. Florianópolis: Ed. do autor, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______________. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, 2006.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.