Dramaturgia na Dança e Zona de Transitividade

  • Sandra Corradini

Resumo

A dramaturgia emerge na dança no contexto contemporâneo como síntese transitória
resultante dos processos relacionais entre dança e teatro ocorridos ao longo do tempo. Este
trabalho tem por interesse deslocar a hierarquia nas relações teatro/dança no que se refere à dramaturgia para compreender a dramaturgia na dança sob uma perspectiva coevolutiva entre ambos os campos e propõe pensar Zona de Transitividade como um lugar propício à
configuração de tais processos. É em Zona de Transitividade que dança e teatro se coformulam e especificam-se continuamente, um contribuindo com o outro para a expansão de seus campos e continuidade de seus processos.

Referências

BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Jacques Corpocidade: A Arte enquanto Micro-Resistência Urbana. Fractal: Revista de Psicologia, v.21, n.2., mai/ago 2009.

BRITTO, Fabiana Dultra. Processo com lógica de composição na dança e na história. Anais do V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. ECA/USP, 2009.

______. Temporalidade em Dança: Parâmetros para uma História Contemporânea. BH, MG: FID Editorial, 2008a.

______. Corpo e Ambiente: Co-determinações em Processo. ENECULT, 4, 2008, Salvador/BA. Anais Eletrônicos. Salvador: FACOM/UFBA, 2008b.

DAWKINS, Richard. O Relojoeiro Cego: A Teoria da Evolução contra o Desígnio Divino. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. O Gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras. 2007.

GREINER, Christine. O Corpo: Pistas para Estudos Indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.

MOURA, Rosa. Movimento pendular e perspectivas de pesquisas em aglomerados urbanos. São Paulo Perspectiva. Vol.19 n.4. 121-133. out/dez, 2005.

Seção
Dança, Corpo e Cultura